Ana Augusta Plácido

Biografia | Nasceu a 28 de Setembro de 1832 e faleceu em 1895 (63 anos), foi uma escritora portuguesa, famosa pelo seu relacionamento com o escritor Camilo Castelo Branco. Ana Plácido era filha de António José Plácido Braga e de Ana Augusta Vieira. Com dezanove anos casou-se com o capitalista brasileiro Manuel Pinheiro Alves, de quarenta e três anos.
Em 1856 iniciou um relacionamento amoroso com Camilo Castelo Branco. Após queixa do marido contra a mulher e o amante, Ana Plácido é presa em 6 de Junho de 1860, e Camilo foge à justiça durante algum tempo, mas acaba por entregar-se em Outubro. Ficam detidos na Cadeia da Relação, no Porto.
Depois de absolvidos do crime de adultério em 16 de Outubro de 1861, Camilo e Ana Plácido passam a viver juntos. Dessa relação resultaram três filhos (embora o primeiro seja oficialmente filho do primeiro marido de Ana).
Com a morte do primeiro marido em 1863, a herança passa para o primeiro filho do casal, sendo Ana a administradora dos bens. Passam a viver na propriedade do primeiro marido em São Miguel de Seide, que mais tarde ficaria conhecida como Casa de Camilo Castelo Branco.

Em 9 de Março de 1888 finalmente casam-se. Descendência:

  • Manuel Plácido Alves, nascido em 11 de Agosto de 1858, na cidade do Porto.
  • Jorge Camilo Castelo Branco, nascido a 28 de Junho de 1863, em Lisboa.
  • Nuno Plácido Castelo Branco, nascido a 15 de Setembro de 1864, em São Miguel de Seide.

Bibliografia | Colaborou em diversas publicações, fez traduções, ajudou Camilo em alguns textos e dedicou-se, também, à poesia. No decurso da sua carreira literária assinou algumas vezes com pseudónimos, os mais conhecidos: Gastão Vidal de Negreiros e Lopo de Souza. Primeiro livro publicado- Luz coada por Ferros ( 1863)-1000 exemplares Segundo livro publicado- Herança de Lágrimas (1871) Edição muito limitada. A segunda edição fac-similada deste livro deu-se na comemoração do lº centenário de sua morte em 1995.

Fonte: Wikipedia

Escritores | Mulheres de Camilo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: